o que os robôs já são capazes de fazer:
Os robôs são máquinas com habilidade para se comunicar e interagir com o seu ambiente. No início as pessoas se assustavam com a ideia de ter uma máquina quefalasse e andasse. Talvez até hoje muitos ainda se assustem. Mas o fato é que elesprometem estar cada vez mais presentes no nosso mundo e podem nos ajudar muito.
Os robôs já nos representam fora da Terra há muitos anos. Quarenta anos atrás, já eram fundamentais na exploração da Lua e continuam sendo muito úteis na exploração espacial. Os robôs Spirit e Opportunity, por exemplo, estão em Marte desde 2004, monitorando tudo que acontece por lá.
Por aqui, eles ajudam a minimizar catástrofes, como um vazamento de petróleo nas águas profundas do Golfo do México que foi detido graças a essas máquinas. Eles também já podem estar nos lares da população. Uma empresa criou o Roomba, robô que promete limpar sua casa e deixá-la brilhando.
Há ainda robôs salvando vidas. Usando estas máquinas, médicos são capazes de examinar pacientes do outro lado do mundo. Na cirurgia robótica, o médico utiliza controles parecidos com os de um videogame para mover microcâmeras e braços mecânicos.
Eles também já ajudam cientistas. Os robôs Adam e Eve, por exemplo, são capazes de fazer mais de mil experimentos científicos em um único dia, gerando cerca de 200 mil resultados. Eles testam, analisam os resultados e, a partir disso, planejam as próximas ações.
Enquanto alguns robôs trabalham, outros se especializam em diversão. Uma fundação montou seis jogadores de futebol robóticos. Eles são controlados por inteligência artificial e não precisam de ninguém nos controles. A partida pode não ser tão animada quanto uma com seres humanos, mas representa um avanço na tecnologia.
Agora, muita gente sempre acreditou que eles seriam capazes de tudo, menos depensar. Pois essa hipótese não é mais tão absurda! Um robô já ficou famoso por ter ganhado um programa de TV de perguntas e respostas, ao vencer todos os participantes humanos, e não, ele não estava conectado a internet, ou algo do tipo.
E o avanço mais incrível, na minha opinião: os pesquisadores Ronald Arkin e Alan Wagner desenvolveram algoritmos que permitem aos robôs criar pistas falsas, ficar escondidos e gerar informações não verídicas sobre determinados assuntos. Eles também desenvolveram técnicas que visam ajudar o robô a escolher a melhor maneirade ludibriar sem ser descoberto.
E aí, o que acharam? Incrível, não é? Existem ainda muitas outras funções que podem ser exercidas pelos robôs, vocês sabem quais? Contem pra gente!